Loja Virtual

Loja Virtual
Loja Virtual

Cristais

Cristais
Cristais

Produtos Vendidos

Produtos Vendidos
Produtos

História de São Cosme e Damião

Imagem  São Cosme e Damião Resina | Oito Anjos Artigos Religiosos e Loja Esotérica


História São Cosme e São Damião I


Irmãos gêmeos e médicos, São Cosme e São Damião são os protetores das crianças e padroeiros dos médicos e farmacêuticos, sendo adorados em todo o mundo e em crenças diferentes. Nascidos no Oriente, tornaram-se missionários Cristãos e foram perseguidos pelo governador romano Valério, no ano de 300. Três anos mais tarde foram capturados, julgados e por não renunciarem à fé Cristão, terminaram decapitados.
Cosme e Damião foram médicos e faziam caridade aos pobres, curando suas enfermidades. Montaram uma espécie de hospital na época em que viveram e lá pregavam as boas novas sobre o tempo em que um dia nasceria um menino entre os pobres chamado Jesus e que ele seria o Rei dos Reis. Assim, começaram a ser perseguidos, mas não deixavam de curar os seus doentes, em especial as criancinhas que muitas vezes não queriam tomar os remédios à base de ervas amargas, único recurso para a cura. Então, para que os pequeninos fossem distraídos e tomassem os remédios, Cosme e Damião lhe davam doces para disfarçar o gosto amargo.


Um dia, presos e torturados até a morte e obrigados a engolir os mesmos remédios amargos que eles faziam, acabaram morrendo em uma data que julgamos hoje ser 26/09. O povo, triste e lamentando o que havia acontecido, pediu seus corpos e os enterram colocando em seus túmulos muitos doces, pois acreditavam que assim suas almas que foram tão maltratadas pudessem seguir um caminho de paz e doçura. Este enterro só ocorreu no dia 27/09, por isso a igreja católica reconhece o dia da morte, mas não o dia do enterro.

Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

Aqui no Brasil é tradição de comemorar o dia dos santos gêmeos no dia 27 de setembro, quando muitas festas com doces, balas e refrigerantes são distribuídos para as crianças em muitas festas pelo Brasil.

Segue abaixo duas orações para os santos protetores das crianças.

ORAÇÃO 1


São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila.
Que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.
Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".
São Cosme e Damião, rogai por nós.  

ORAÇÃO 2


Ó Deus menino, que crescestes em sabedoria e graça com Maria e José. Pela intercessão de São Cosme e São Damião, abençoa os meus filhos, irmãos, parentes e vizinhos. (lembre o nome da criança que está precisando de orações)
Que o sangue destes Mártires, servos da Santíssima Trindade, lave os meus pecados e purifique todo o meu ser.
Ajudai-me a crescer em solidariedade, compaixão e misericórdia para com o meu próximo mais próximo, a exemplo de São Cosme e Damião, Missionários e defensores da vida em plenitude.
Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Imagem São Cosme e São Damião | Oito Anjos Artigos Religiosos e Loja Esotérica



História São Cosme e São Damião II




São Cosme e São Damião, santos católicos originários da Arábia, filhos de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Após uma vida inteira dedicada à cura, e milagres, foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus despojos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Estátua São Cosme e São Damião| Oito Anjos Artigos Religiosos e Loja Esotérica Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranquilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.

Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.




São Cosme e São Damião | Oito Anjos Artigos Religiosos e Loja Esotérica


No Brasil, em 1530, a igreja de Igarassu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.

No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".

São padroeiros dos Farmacêuticos; das Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros. Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste. Seu emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

De acordo com o padre Ernesto, da Cúria Diocesana, o dia em que se homenageia os santos, para a liturgia católica, é dia 27. "Cosme e Damião são mártires da Igreja, de acordo com referências literárias antigas. Eles teriam nascido em Cirro, na Síria, local em que foi construída uma basílica em homenagem aos dois", explicou.

Na umbanda Cosme e Damião foram crianças que desenvolveram a vocação para medicina muito cedo, colocando em prática o que sabiam. Eles teriam morrido com cerca de 40 anos e a oferenda de balas serviria para que os doadores protegessem os espíritos de seus filhos, preservando-os contra doenças. Na Umbanda, além de Cosme e Damião também é homenageado Doum, igualmente médico e pediatra, espírito Ogum (que teria desfrutado de vida terrena).




Vela Erês | Oito Anjos Artigos Religiosos e Loja Esotérica


No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

As oferendas realizadas pelo umbandismo, se estendem de hoje até o dia 12 de outubro (Dia das Crianças) consistem em depositar, em um jardim ou parque, doces, refrigerante de guaraná, velas azuis (para homenagear meninos) e rosas para meninas.

Oração a São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(................................)
nome dos filhos
E de minha família.

Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!





Imagem disponível em nosso comércio nos seguintes tamanhos: 07cm/12cm/15cm/20cm/30cm/40cm. Material: Resina e Gesso.

Compre pelo Site:www.artigosreligiososoitoanjos.com

( Oito Anjos Comércio de Velas e Artigos Religiosos: Rua Ipiranga, 381 - Centro - Mairiporã/SP - oitoanjosreligiosos@gmail.com)


Nenhum comentário