Loja Virtual

Loja Virtual
Loja Virtual

Cristais

Cristais
Cristais

Produtos Vendidos

Produtos Vendidos
Produtos

13 de Dezembro : Dia de Santa Luzia

Imagem Santa Luzia  * Oito Anjos Artigos Religiosos e Loja Esotérica


Dia de Santa Luzia

Hoje comemoramos o dia de Santa Luzia, também conhecida como Santa Lúcia de Siracusa, Santa de Luz e Santa dos Olhos.

A data 13 de dezembro foi escolhida para indicar a necessidade que temos em nos preparar para a festa e celebração do Natal.

Segundo fontes histórias nasceu em +/- 283 - † 304, era de família italiana e rica, fez voto de virgindade mas com a morte do pai Luzia soube que sua mãe queria lhe ver casada com um homem de família rica mas pagão. Foi ao túmulo de Santa Águeda pensou sobre o assunto e reafirmou seu voto de virgindade. Deu aos pobres tudo que tinha aos pobres. Foi acusada pelo homem que não quis casar e enfrentou as autoridades até a decapitação em 303. Sua história foi confirmada em 1894 devido a uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Ilha da Sicília. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV. 

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje. 


Outra história conhecida é a de que teve seus lindos olhos retirados como terrível castigo, mas qual não foi a surpresa que no dia seguinte Luzia tinha novamente seus olhos intactos restituídos pelo amor de Deus, como se nunca os tivessem tirado.

Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.


Novena  Santa Luzia (Oração para todos os dias)

Ó Santa Luzia que preferistes deixar que os Vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé.
Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus. E Deus com milagre extraordinário Vos devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar Vossa virtude e Vossa fé.
Protetora das doenças dos olhos, eu recorro a Vós...
(Faça a sua intenção)
Para que protegeis as minhas vistas e cureis as doenças dos meus olhos.
Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, da fé, pelos quais eu posso ver meu Deus e aprender os seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a Vós.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, dai-me luz e discernimento.
Santa Luzia, rogai por nós.
Amém.

Oração de Santa Luzia

"Ó Santa Luzia preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos. Eu recorro à vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos. Ó Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual eu posso conhecer o meu Deus, compreender os Seus ensinamentos, reconhecer o Seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos Anjos e Santos. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém."

HINO DE SANTA LUZIA

1. Oh vós somente fé
Lição total de paz
Por vosso grande amor
A Deus nosso senhor
Santa Luzia (3x)
Rogai por nós.

2. Pureza angelical
Vosso maior fulgor
Vossa constância assim
Até o sublime fim
Santa Luzia (3x)
Rogai por nós.

3. Sede nosso farol
Em nosso caminhar
E sede a nossa luz
Quando nos leva a Jesus
Santa Luzia (3x)
Rogai por nós.

4. Lembrai-vos dos cristãos
Devotos tão fiéis
Durante a vida inteira
Querida padroeira
Santa Luzia (3x)
Rogai por nós.

Nenhum comentário