Loja Virtual

Loja Virtual
Loja Virtual

Cristais

Cristais
Cristais

Produtos Vendidos

Produtos Vendidos
Produtos

Sexta-feira 13: Curiosidades


Sexta-feira 13: Curiosidades







Muitos falam sobre sexta-feira 13 e nem sempre sabem por que é um dia de sorte ou azar. Porém nem todo mundo considera o número 13 uma coisa ruim. Na Índia, o 13 é um número sagrado, enquanto na China o número 13 está relacionado a energias positivas. Os Maias também consideravam o número 13 como sagrado. Particularmente, acredito que 13 é um número de sorte, ligado à prosperidade material do 4, a matéria, a base, a estabilidade . No Tarô representa o Arcano 4 - O Imperador do Tarô. Já os norte americanos consideram este número de azar.


E você o que pensa sobre a sexta-feira 13? Para saber mais segue o texto com informações sobre este dia.







A origem sobre sexta-feira 13 parece estar em duas lendas da mitologia nórdica: 

1. Houve no Valhalla, a morada dos deuses, um banquete para o qual doze divindades foram convidadas. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. 

2. Na Escandinávia também, segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas, mais o demônio – num total de treze entes que ficavam rogando pragas sobre os humanos. Da Escandinávia a superstição espalhou-se pelo Europa. Serviu para consolidá-la o relato bíblico da última Ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da crucificação de Cristo.

3. Para os cristãos o número 13 é amaldiçoado por este ser o número de pessoas na última ceia de Cristo e o 13º apóstolo (Judas) ter sido o traidor. 

4. Para os romanos o número 13 significava morte, destruição e azar. 

5. Na numerologia, o número 12 representa algo completo (12 meses no ano, 12 apóstolos de Cristo, 12 deuses do Olimpo, 12 tribos de Israel, 12 horas no relógio), enquanto o 13 é uma transgressão a essa plenitude.

6. A sexta-feira é considerada maldita desde o século 14 com a obra Os Contos de Canterbury. Já a sexta-feira negra foi como o crash da bolsa de New York em 1929 ficou conhecido.

7. O medo da sexta-feira 13 se chama paraskevidekatriafobia, que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13).

8. Foi em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1968, que o governo militar decretou o AI-5 e trouxe azar para muita gente.

9. A Apollo 13 foi lançada às 13h 13 min, numa data cuja soma é 13 (11/04/70) e o acidente ocorreu em 13 de abril. Acontece que a tripulação teve a sorte de voltar viva para a Terra.

10. Nos Estados Unidos muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar ( passam de 12 para 14 ou é substituído pelo 12-a) e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. A numeração dos camarotes de teatro omite, algumas vezes, o 13.


11. O aspecto sinistro foi ainda reforçado pela figura estampada na carta 13 do tarô de Marselha, um esqueleto, com uma foice nas mãos, parecendo ceifar a vida humana, mas a interpretação desse arcano é a transformação necessária, envolvendo morte e renascimento. Processo cíclico natural no Universo, a vida e a morte como aspectos de um mesmo todo – o princípio e o fim.


12. Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana. A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira conhecida como Sexta-Feira da Paixão. Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.



13. No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.



Observe as fases da lua e as dicas específicas
 
Lua Minguante: 
  • Fuja de pensamentos negativos ou desejos negativos.
  • Não se comprometa com além do que pode cumprir. 
  • A fase favorece também dietas recomendadas por especialistas.
  • Época de análise cautelosa e pés no chão sobre qualquer plano.
  • Faça banhos de descarrego e limpeza de energias.
  • Defumações para descarrego e limpeza de energias também são ótimas nesta lua.


 
Lua Cheia:  
 
  • Fuja de pensamentos negativos ou desejos negativos.
  • Não se comprometa com além do que pode cumprir. 
  • A fase favorece também feitiços de amor, prosperidade e fartura.
  • Faça banhos de energização.
  • Defumações para atrair amor, prosperidade, fartura e felicidade.


Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a Sexta-feira 13. A maior festa acontece no castelo de Montalegre, Trás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada.

Na vila de Vinhais, na aldeia de Cidões, também se festeja a sexta-feira 13. Nesta festa, as pessoas reúnem-se à volta de uma grande fogueira. Há também um banquete com produtos locais.

Em Cavalinhos, Leiria, as mulheres juntam-se num encontro onde os homens não podem participar. A noite é das mulheres, que aproveitam para passarem uma noite com muita adrenalina à mistura.

Noutras cidades portuguesas, como Braga, Loulé ou Porto, a sexta-feira 13 é celebrada com muita animação e com muitas bruxas à mistura


No Brasil, um exemplo bem conhecido de quem gosta do número 13 é o auxiliar-técnico da seleção brasileira, Mário Jorge Lobo Zagallo. Sua ligação com o número 13 é muito forte e antiga. Afinal, ele se casou no dia 13 de junho de 1955, mora no 13° andar de um prédio no Rio de Janeiro, foi campeão mundial pela primeira vez em 58 (5+8=13), e a última, em 94 (9+4=13) e ainda adora formar frases e expressões com 13 letras.

Nenhum comentário