Loja Virtual

Loja Virtual
Loja Virtual

Cristais

Cristais
Cristais

Produtos Vendidos

Produtos Vendidos
Produtos

Figa - Significado

Figa - Como usar | Oito Anjos Artigos Religiosos e Loja Esotérica


Figa - Significado



Como usar uma figa?


A figa, originalmente um amuleto italiano, chamado Mano Fico, também era usada pelos Etruscos na era romana. Mano significa mão e Fico ou Figa . Hoje é usado como amuleto contra olho gordo na crença de que o obsceno distraía o mal. 

Sua origem é incerta. Na Grécia e Roma antigas, a figa era usada como amuleto sexual em cultos à fertilidade e à fecundidade, e podia ser vista no pescoço de mulheres e crianças. O polegar entre os dedos médio e indicador representaria o órgão masculino penetrando o triângulo feminino. Os povos clássicos acreditavam que, ao portar tal objeto, a pessoa afastaria o risco de se tornar infértil. Arqueólogos encontraram inúmeras figas nas ruínas de Pompéia e Herculano. Com o tempo, a figa passou a ser utilizada também para proteção contra mau-olhado, feitiços e influências negativas.

Trazida ao Brasil pelos europeus, rapidamente ganhou fama de amuleto poderoso e terminou por ser incorporada à tradição afro-brasileira, que crê no seu poder de “fechar o corpo” e garantir sorte e proteção a seus portadores, livrando-os das forças do mal. “A figa é um dos mais antigos amuletos contra o mau-olhado”, escreve o folclorista Luís da Câmara Cascudo em seu Dicionário do Folclore Brasileiro. Costuma-se usá-la no pescoço, presa a um cordão, ou em pulseiras. Há ainda figas que empregam materiais como arruda e guiné, plantas tidas como muito próprias para afastar energias negativas.





Nenhum comentário